BEM VINDO AO ÍNTIMOS
Festival e Programa na Rádio Frei Caneca FM
INFORMAÇÕES SOBRE O ÍNTIMOS
O QUE É O ÍNTIMOS?
O Íntimos se trata originalmente de um festival voltado para a música autoral e independente, sob realização da Produtora Ventre. Com cinco edições em Pernambuco e na Paraíba, o festival vem agora com uma nova proposta para funcionar TAMBÉM como um programa de rádio na Frei Caneca FM.
COMO TUDO COMEÇOU?
A ideia do Íntimos surgiu em 2016, quando seus idealizadores - Lucas Torres, Raphael Urbano e Sam Silva, sentiram a necessidade em montar um evento que abrisse espaços para novos artistas da cena autoral. De lá pra cá já foram realizadas cinco edições em Goiana, Recife e João Pessoa-PB.
SE LIGA NA NOSSA ÚLTIMA EDIÇÃO
Toda a exibição do Festival Íntimos 2022 foi feita através do YouTube
Em sua sexta edição, o ÍNTIMOS recebeu cinco atrações do cenário autoral independente: Dani Carmesim (Recife-PE), Mayara Pera (Recife-PE), Zeto (Recife-PE), Janete Saiu Para Beber (Cabo de Santo Agostinho-PE) e o artista indígena Edvan Fulni-ô (Águas Belas-PE). Além desse encontro musical marcante para história do festival, o ÍNTIMOS também recebeu pela primeira vez 02 (dois) workshops sobre produção musical com Sam Silva (Goiana-PE) e uma Roda de Poesia extremamente impactante com a presença de: Luna Vitrolira (Recife-PE), Exter Liu (Carpina-PE), Philippe Wollney (Goiana-PE) e da trans-ativista Renna (Buíque-PE).
NOSSA HISTÓRIA
Conheça a nossa jornada
O COMEÇO
A ideia do Íntimos surgiu em 2016, quando seus idealizadores - Lucas Torres, Raphael Urbano e Sam Silva, sentiram a necessidade em montar um evento que abrisse espaços para artistas que, como eles na época, encontravam bastante dificuldade em apresentar e divulgar seus trabalhos. Com esse objetivo, e também o de apresentar de forma mais intimista as canções e composições dos artistas, reuniram um grupo de apoio e colaboradores dispostos a abraçar a ideia e deram vida a primeira edição do Íntimos em Goiana-PE.
A PRIMEIRA EDIÇÃO
Em 2016, nascia a primeira edição do Íntimos. Um dos grandes acontecimentos deste dia, foi o surgimento da banda paraibana “Flotilha em Alta Terra”, que fizeram seu primeiro show como “Tino”. A apresentação foi subsídio para que os músicos que compuseram o grupo se descobrissem como uma banda de potencial, e então resolveram se reunir e o nosso palco intimista concebeu o que hoje é a Flotilha, como popularmente é chamada. O festival também foi a estreia da cantora e compositora pernambucana “Aniele Queiroz”. Neste mesmo ano também subiram ao palco a banda “DIEUX” (Goiana-PE) e o artista “Lucas Torres” (Goiana-PE), que fechou essa primeira edição fantástica.
A SEGUNDA EDIÇÃO
Em sua segunda edição aconteceu em 2017, o festival recebeu convidados ilustres e artistas que desabrocharam no palco, surpreendendo e cativando o público presente de uma forma maravilhosa. Contou com a presença da compositora, cantora e multi-instrumentista “Joana Knobbe” (RN); do cantor, compositor, multi-instrumentista e dono de uma voz inconfundível “Jonatas Onofre” (Igarassu-PE); da cantora e compositora paraibana “Thais Marques” e também do recifense “Alex Guterres”, cantor e compositor.
A TERCEIRA EDIÇÃO
Em 2018 o festival abriu espaço para ainda mais artistas e bandas apresentarem seus projetos. Para isso, contou com três edições do festival em três cidades diferentes: Goiana-PE, Recife-PE e João Pessoa-PB. Em sua primeira parada em Goiana-PE, o festival fez sua estreia anual de uma forma linda e marcante, no cine-teatro Polytheama, através dos shows de Zeca Viana(Recife-PE), Tamyres Leite(Recife-PE) e o trio Rieg(João Pessoa-PB).
A QUARTA EDIÇÃO
A quarta edição também aconteceu em 2018, no Terra Café | Bar, na cidade de Recife-PE. Contou com a participação da doce Concê(Recife-PE), do grupo Delamancha(Recife-PE), da trupe dos Verdes&Valterianos(Recife-PE) e da empoderada Joana Flor(Olinda-PE). Além dos shows, o festival também recebeu artesãos e comerciantes locais que tornaram tudo ainda mais diversificado e plural.
A QUINTA EDIÇÃO
Ainda em 2018, o Íntimos fez sua estreia em João Pessoa-PB, levando diversidade e muita música requentada pelos embalos das bandas Tenás(João Pessoa-PB), Ego Eris(Recife-PE), Mangahosa(João Pessoa-PB) e Arcanflô(Recife-PE). Foi a primeira vez que o Íntimos esteve em outro estado Brasileiro, e numa noite linda sediada no Centro Cultural Espaço Mundo, o festival encantou e foi encantado, pela magia daquela cidade.
A SEXTA EDIÇÃO
Devido às paralisações das atividades do setor artístico-cultural, por conta da pandemia do COVID-19, a sexta edição do festival teve que ser adiada. Finalmente em 2022 o ÍNTIMOS pode retornar às suas atividades, obedecendo os critérios necessários para realização de forma segura, de uma nova edição. Com o foco na produção de conteúdo audiovisual de artistas e bandas pernambucanas, o festival teve sua estréia virtual, tornando-se um dos projetos responsáveis pela manutenção da cultura em tempos pandêmicos. Nesta sexta edição, o ÍNTIMOS recebeu cinco atrações do cenário autoral independente: Dani Carmesim (Recife-PE), Mayara Pera (Recife-PE), Zeto (Recife-PE), Janete Saiu Para Beber (Cabo de Santo Agostinho-PE) e o artista indígena Edvan Fulni-ô (Águas Belas-PE). Além desse encontro musical marcante para história do festival, o ÍNTIMOS também recebeu pela primeira vez 02 (dois) workshops sobre produção musical com Sam Silva (Goiana-PE) e uma Roda de Poesia extremamente impactante com a presença de: Luna Vitrolira (Recife-PE), Exter Liu (Carpina-PE), Philippe Wollney (Goiana-PE) e da trans-ativista Renna (Buíque-PE).
A EXPERIÊNCIA
O que esperar desses encontros
MÚSICA DE QUALIDADE
Proporcionar o espaço e os meios para que artistas e bandas do cenário autoral possam compartilhar suas músicas, é uma das coisas mais gratificantes que o festival pode oferecer. Através disso, é possível receber desses artistas muitas música de qualidade, com composições e mensagens que precisam ser ouvidas e cantadas.
OPORTUNIDADE DE CRESCIMENTO
Além do espaço, o Íntimos sempre procura orientar e incentivar os novos artistas, a buscarem um melhor gerenciamento de suas carreiras, um melhor posicionamento artístico, e fornecer um material de qualidade para ampliar seu portfólio.
ÍNTIMOS NA RÁDIO FREI CANECA
O que você precisa saber
APRESENTAÇÃO
Após anos de festival, o Íntimos vem agora com um novo formato para um programa de rádio na Frei Caneca FM. Esse novo formato vai realizar entrevistas com artistas e bandas pernambucanas do cenário alternativo, bate-papo com profissionais ligados ao ramo musical independente e contará com uma playlist de música autoral. Além disso, o Íntimos traz a novidade de ser dividido em cinco temporadas voltadas para as seguintes temáticas: artistas de rua, música regional, mulheres na música, LGBTQIA+ e Festival Íntimos (trajetória e novos talentos).
COMO FAÇO PARA OUVIR?
O programa tem estreia no dia 13 Março de 2022. Você poderá acompanhar todas as edições sintonizando na rádio Frei Caneca FM 101.5 à partir das 17hrs.
COMO FAÇO PARA PARTICIPAR?
Para fazer parte do Íntimos na Rádio Frei Caneca, basta nos enviar um e-mail com informações sobre você e seus trabalhos musicais.